Política AntiSpam de e-mail

A prática de SPAM é um assunto muito delicado, e para este ponto, dedicamos este artigo para o esclarecimento de dúvidas relacionadas a antispam.


Entende-se por Spam o envio de uma ou mais mensagens à caixa postal de alguém que não a solicitou.


O que é Spam?

Atualmente a palavra SPAM já faz parte do cotidiano das pessoas que utilizam a Internet como meio de trabalho.

Encarada por alguns como uma nova forma de mídia, isso não quer dizer que esta seja mais uma ferramenta de auxílio ao nosso alcance, e sim um inconveniente que pode causar problemas de grandes proporções.

A prática de SPAM é altamente prejudicial para as pessoas que recebem essas mensagens, que se deparam com um grande número de mensagens em sua caixa de e-mail, e que perdem boa parte de seu tempo, deletando e-mails que não desejaria receber, para que sua caixa de e-mails não fique lotada, impossibilitando o recebimento de mensagens que são de real importância.

Além disso, quem envia estes e-mails, utiliza de forma prejudicial o servidor SMTP com o qual está o e-mail, fazendo com que seja gerado um alto processamento no servidor, gerando lentidão para o processamento das demais mensagens que precisam também ser enviadas.



Casos considerados spam?


A. Quando a mensagem for enviada através de nosso servidor de SMTP, podendo vir a prejudicar a performance do servidor, causando lentidão na entrega de todas as mensagens que estão sendo processadas neste servidor;

B. Quando a mensagem for enviada por outro servidor de SMTP, que não seja o nosso, mas informando um endereço de e-mail de retorno de nosso servidor, o que fará com que todas as mensagens de retorno, inclusive um grande número de mensagens de erro, sejam devolvidas ao nosso servidor, também causando um alto processamento do mesmo, e prejudicando a utilização do servidor;

C. Quando a mensagem for enviada através de outro servidor de SMTP, que não seja o nosso e quando o endereço eletrônico de retorno não for um e-mail de nosso servidor, mas que na mensagem enviada seja constatada qualquer tipo de referência ao site hospedado em nossos servidores, seja essa referência através da própria indicação do site, ou por intermédios de links disponibilizados na mensagem.



Os seguintes procedimentos serão adotados pelo departamento de controle de spam do servidor:


A. Quando constatada hipótese de prática de SPAM, o responsável pelo domínio será notificado por escrito, comprometendo-se a cessar imediatamente o envio das mensagens, e, a não mais realizar este tipo de prática.

B. Para os casos de caso de reincidência, o domínio responsável ou referenciado pelo SPAM será suspenso, ou seja, site e e-mail deixarão de funcionar corretamente.

Devido ao fato de não existir legislação que garanta direitos aos Spammers, será ignorado qualquer argumento que vise a desconsideração de SPAM, salvo o caso de explícita permissão do destinatário (através da assinatura prévia de um boletim informativo, por exemplo).

Assim, como forma de divulgação de seu site, produto ou serviço, aconselhamos os seguintes procedimentos:

a. Utilize um formulário de contato em seu site, assim seus clientes e potenciais clientes possuem um canal íntimo e direto com a sua empresa, 24h por dia.

b. Mantenha sempre sua lista de cadastro a mais atualizada e precisa possível, para que haja o mínimo de retorno de mensagens de erro, evitando assim transtornos para você e para o sistema que você utiliza.


Lembramos que não existe nenhuma legislação brasileira referente ao assunto SPAM, portanto, não será válida qualquer informação de que os e-mails não serão considerados SPAM devido a algum congresso ou legislação, sejam eles nacionais ou estrangeiros. Lembramos ainda que Projeto de Lei não é um argumento legal válido.

No site antispam.br você pode ler mais a respeito sobre a prática de SPAM:

www.antispam.br - Movimento brasileiro oficial de combate ao SPAM